Kouhaku Utagassen: top 10 (parte 1)
30/12/2009
às 23:00
Já que o Kouhaku está aí, selecionamos dez apresentações de edições passadas que sempre achamos legais. A qualidade dos vídeos não é das melhores, mas já foi difícil achar os vídeos porque os japoneses realmente não gostam de youtube e coisas do tipo. Mas acho que vale a pena ver apresentações da época em que se via Kouhaku gravado em VHS (que é como eu vi a maioria aí de baixo).
Ah! Muitos vídeos são de sites chineses ou coisa do tipo e demoram para carregar. Mas foram os únicos lugares que encontrei. Agora vão 5 vídeos e, se tudo der certo, ainda hoje, vão outros cinco.
10 - Ryoko Hirosue com Daisuki, em 1997. Sim, ela está com muita cara de criança. E no júri deste ano está o ator Masahiro Motoki que, alguns bons anos depois, iria interpretar seu marido em Okuribito e eles ainda iam ganhar um Oscar.
9 - Segunda apresentação do Morning Musume. O ano é 1999 e a música é Daite HOLD ON ME!.
8 - SMAP com Sekai ni Hitotsu Dake no Hana. Eles cantam essa música há vários anos. E adivinha o que vão apresentar amanhã?
Ainda falando em SMAP, uma apresentação de 1993 (!) com a música $10.
Repararam em quantos membros estão o SMAP? E não duvido se alguém achar algum Johnny conhecido como backdancer. Muito anos 90, não acham?
7 - Namie Amuro com Can you celebrate, em 1998. Música mais que famosa no Japão, esta foi a primeira apresentação depois da pausa de um ano para se dedicar à gravidez. Por isso o Nakai fica falando "okaerinasai" ao fundo e a Namie chora no final. Reparem nas integrantes do MAX (que começaram com a Amuro no grupo The Super Monkeys) no final do vídeo.
6 - Última apresentação do ZONE, no Kouhaku de 2003, a música é Secret Base~Kimi ga kureta mono.
Kouhaku Utagassen: top 10 (parte 2)
às 22:20
5 - Primeira e última apresentação do SPEED. As meninas fizeram sua primeira apresentação no Kouhaku de 1997, com a música White Love. Elas tinham 13 anos de idade em média:
A última apresentação foi em 1999, com a música My Graduation'99.
(Isso não contando com a apresentação do ano passado, ano em que elas voltaram para valer e cantaram White Love de novo)
4 - Mai Kuraki cantando ao vivo de Kyoto, em um frio de dar dó. A apresentação é da música Stay by My side.
3 - Primeira apresentação do Yuzu. O medley recebeu o nome de "Natsuiro nado", ou algo do tipo "natsuiro etc". Só achei em um site chinês que, ao que tudo indica, não permite que a gente embede o vídeo (quer dizer, alguém entende chinês? hua). Fica o link:
http://www.tudou.com/programs/view/nE09aZbIbzk/
2 - The BOOM com a música Shima Uta, ano passado, em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil. Além da bandeira ao fundo, teve flashs direto do Moti Tsuki Matsuri de São Paulo.
1 - Exile cantando Choo Choo Train. Acho que é o Kouhaku de 2004, mas quem se importa com a data? Se você acha que só os performancers do EXILE conseguem dançar daquele jeito é porque nunca viu essas crianças.
Bem, essas foram nossas escolhas. Qual apresentação vocês lembram e que foi legal?
Leitores que visitam este humilde blog. Queiram acompanhá-lo em seu correspondente na famigerada mídia social aclamada como Twitter. O caminho para tal vislumbre está escondido nas letras a seguir: twitter.com/ni_moshi
É com a junção de tais símbolos que vossas senhorias poderão testemunhar o que acontecerá do outro lado do mundo após a oitava hora do último dia do ano que segue.
Lá, onde outrora habitavam samurais e gueixas, residem os mais variados artistas do som, que uma vez por ano se reúnem em uma disputa entre alvos e rubros para decidir quem pode deter a alcunha de melhor.
E com isso... cof cof...(socos da Nádia)...
É isso aí: Cobertura ao vivo, pelo twitter, do 60º Kouhaku Utagassen. 31 de dezembro. A partir das 8h. Sigam a gente. =)
Curiosidades nos doramas: Otomen x Hanakimi
28/12/2009
às 07:22
Aproveitando o pouco de férias para terminar os doramas começados, ressucito uma sessão que fazia tempo que não tinha nada. Para começar, uma cena do capítulo 10 de Otomen, quando Asuka Masamune (personagem de Masaki Okada) vai pela primeira vez à casa de sua "noiva" (sorry o spoiler..):

Agora veja a casa da Mizuki (Horikita Maki) no especial de Hanazakari no Kimitachi e. Teoricamente a casa da Mizuki fica nos Estados Unidos (não no Japão como a foto lá de cima). E, curiosamente, Masaki Okada também participa de Hanakimi, no papel de Sekime.

Olhando a casa da Mizuki por dentro.

E no Otomen...

Será que, no fim, o Japão não tem tantas locações legais assim? Ou será que a casa é uma propriedade da Fuji TV, emissora dos dois doramas?
O Jdrama Fansub já traduziu Otomen inteiro e o Drama Fans também já traduziu todos os capítulos de Hanakimi, disponíveis no haitou.
Nodame Cantabile Saishuu Gakushou: Premiere e Bilheteria
27/12/2009
às 17:00

Notícia um pouco velha. Mas como Nodame Cantabile é legal (e terminei de ver o dorama no último dia 25, sendo que o capítulo final tem tema natalino e passou em um longínquo 25 de dezembro de 2006!) tenho desculpas pra postar ^_^ (ou não, mas... >.< auha):
A versão live action de Nodame Cantabile caminha para sua reta final.
No dia 19 de dezembro, 409 salas japonesas passaram a exibir Nodame Cantabile Saishuu Gakushou, o primeiro de dois filmes que encerrarão a história de Megumi Noda (Juri Ueno) e Chiaki Shinichi (Hiroshi Tamaki).
Parte do elenco se reuniu em Yuurakuchou, região de Tokyo, para prestigiar o lançamento do filme. Ao final da projeção, os atores subiram ao palco, e foram ovacionados por 950 espectadores com aplausos e gritos de "Bravo!Bravo!" durante 2 minutos.
"Não vai haver saudação como esta (que vocês estão dando!)", disse uma Juri Ueno emocionada. "Esse é um papel que me dá forças para viver", comentou também =). Já Hiroshi Tamaki citou como foi difícil o treinamento para fazer as cenas como maestro. Eiji Wentz disse que ficou magnetizado pela performance intensa de Tamaki.

Com a comoção, Naoto Takenaka, que estava vestido como o Strezemann, resolveu comemorar: "Nodame, Chiaki, está tão animado aqui. Vamos dar um abraço coletivo!". Juri fugiu e usou o Tamaki como escudo =D.
Clique aqui para ver mais fotos da premiere
Os dois filmes cobrem os últimos volumes do mangá homônimo, escrito por Tomoko Ninomiya.
A autora também estava presente na premiere, ao lado de Megumi Noda, professora de piano de Fukuoka que foi quem inspirou a criação da personagem.
Clique aqui para ler alguns comentários sobre a premiere que a autora fez em seu blog
"Sentei perto da frente, e parece que quando Juri-chan fazia as introduções ela me viu. Fiquei um pouco envergonhada"
"Desde criança, o diretor (Hideki Takeuchi) quis dirigir um filme e agora seu sonho se tornou realidade. Isso me emocionou profundamente. Toda vez que vejo ele quero abraçá-lo (risos)."
"Tamaki-kun (Chiaki) teve trabalho, especialmente nesta primeira parte (do filme). Fukushi-kun (Kuroki), que atuou junto à orquestra Marlet, dise que quando chegou a parte do Oboe, Tamaki-kun olhou direto para ele. Legal, né?"
"As gags da Juri-chan também foram ótimas. A Floresta Hentai causou uma grande impressão. A Nodame real chorou alto nessa cena.(risos)"
"Ah, não posso esperar pela segunda parte. Mas antes disso eu quero voltar e ver a primeira parte no cinema (me pergunto quantas vezes eu vou...)"
A história começa quando a verdadeira Nodame postou uma foto de seu quarto todo bagunçado em um site administrado por Ninomiya. A foto e a paixão de Nodame por música, além de inspirarem a criação da personagem, fizeram as duas se conhecerem e trabalharem juntas. A Nodame real foi conselheira musical do mangá e ajudou a compor o Onara Taisou. Em todos os volumes do mangá, Ninomiya agradece à verdadeira Nodame pela ajuda. E parece que as duas se visitam de vez em quando, como quando a Nodame real teve um filho (o.O!).
O mangá teve início em 2001 e acabou em outubro deste ano, após alguns hiatos causados por doenças e a gravidez da autora.
O segundo filme tem lançamento programado para o dia 17 de abril de 2010.
==============================================================
Logo na estreia, Nodame Cantabile Saishuu Gakushou conseguiu o segundo lugar nas bilheterias japonesas. Ficou atrás somente de One Piece: Strong World, que está em sua segunda semana de exibição. O ranking abaixo refere-se aos dias 19 e 20 de dezembro:

02. Nodame Cantabile Saishuu Gakushou (parte 1)
03. Up!
04. Kamen Rider Double X Kamen Rider Decade
05. 2012
06. Layton Kyouju to Eien no Utahime
07. Daikaijuu Battle Ultra Ginga Densetsu - The Movie
08. Contatos de Quarto Grau
09. Inimigos Públicos
10. Ururu no Mori no Monogatari
Na dia de estreia, Nodame arrecadou cerca de 4 bilhões de ienes (44 milhões de dólares), segundo a distribuidora Toho. E a expectativa é que, com a segunda parte, as cifras alcancem os 10 bilhões de ienes (110 milhões de dólares).
O filme também deve ser lançado em outras regiões da Ásia como Hong Kong, Macau, Taiwan, Singapura e Coréia.
==============================================================
Abaixo, algumas fotos do encarte que está sendo vendido em algumas salas de exibição.
Clique aqui para ver (1)
Clique aqui para ver (2)
Fontes e Fotos: Sanspo, Kawaii Joyuu 1 e 2, Arama, Asian Fanatics, Crunchyroll Forum, Tomoko Ninomiya Blog, The S Orchestra, Wikipedia, Nodame Cantabile Saishuu Gakushou Official Site
Oricon Charts: week 53 (23 a 28 de dezembro)
23/12/2009
às 05:56

1. PAST FUTURE - Namie Amuro
2. Ano.. Konan dekimashita kedo. – Yusuke
3. Ai Subeki Mirai E – EXILE
4. JUST BALLADE – Misia
5. Ima made no A men, B men Dest!? – GreeeeN
6. Neo SOUND BEST – UVERworld
7. ALL SINGLES BEST ~THANKX 10th ANNIVERSARY ~- Rina Aiuchi
8. THEE GREATEST HITS – THEE MICHELLE GUN ELEPHANT
9. The Element of Freedon – Alicia Keys

1. Hatsukoi – Masaharu Fukuyama
2. Kono Ai wo Sasagete – THE ALFEE
3. From Dusk Till Dawn – abingdon boys school
4. Bravo☆Bravo– Buono!
5. CM Ranka (Sou da yo.) – Ranka Rini
6. Kimi ni Sayonara wo - Megumi Nakajima
7. You & Me – Yukari Tamura
8. Piano – The Birthday
9. Mamoritai ~White Wishes ~ - BoA
10. Love Magic Fever – IDOLING!!
Com uma nova semana (e um novo ano) da oricon começando, temos o galã Masaharu Fukuyama liderando o ranking de singles com folga, com 151,030 mil cópias de Hatsukoi, canção que ele também apresentará no Kouhaku Utagassen deste ano. Em segundo vem os veteranos do THE ALFEE, seguido por abingdon boys school.
No chart dos álbuns, Namie Amuro vende muito bem, com 330,742 mil cópias de Past Future, seu álbum inédito, que inclui as músicas do último single Dr./WILD. Yusuke aparece em segundo, também com a boa vendagem de 167,499 mil cópias de seu primeiro álbum solo.
Ainda entre as novidades dos álbuns está MISIA em quarto, Rina Aiuchi em sétimo, THEE MICHELLE GUN ELEPHANT em oitavo e Alicia Keys em nono. Arashi, GReeeeN e EXILE (três nomes muito fortes!) continuam no top 10.
Fica o clipe de Hatsukoi:
UPDATE: vou voltar esse post para cima, agora atualizado com o nome das músicas que cada artista vai apresentar.
Abaixo, segue a lista de convidados do último Music Station do ano, reunindo os destaque de 2009. Só digo uma coisa: vou assistir, certeza! O programa vai ao ar no dia 25 de dezembro, às 20h (horário do Japão), na TV Asahi.
• Ai Otsuka - Bye Bye
• AKB48 - RIVER
• Arashi - Everything/Believe
• ayaka - Minna no sora no shita
• Ayumi Hamasaki - You were.../RULE
• BIGBANG - Gara Gara Go!!
• EXILE - Futatsu no Kuchibiru
• flumpool - Mitsumete itai
• Hey! Say! JUMP - Christmas Medley
• HY - 366 nichi
• Ikimonogakari - YELL
• JUJU with JAY'ED- Ashita ga kuru nara
• Kaela Kimura - Butterfly
• Kana Nishino - Motto...
• Kanjani 8 - Kyuu ☆ Jou ☆ Show!!
• Kato Miliyah x Shimizu Shota - Love Forever
• KAT-TUN - RESCUE/ONE DROP
• Keisuke Kuwata - Kimi ni Sayonara wo/Shiroi Koibitotachi
• Ken Hirai - Boku wa kimi ni koi wo suru
• KinKi Kids - Swan Song
• Kobukuro - Niji
• Kumi Koda - Lick Me
• L'arc~en~ciel - Hurry Xmas
• Masaharu Fukuyama - Hatsukoi
• Mika Nakashima - NagareBoshi
• NEWS - Koi no ABO
• Perfume - One Room Disco
• Porno Grafitti - Animarossa
• Remioromen - Sakura
• SMAP - Super Star★/Sotto Kyutto
• Superfly - Allright!!
• Tohoshinki - Stand by U!
• TOKIO - Taiyou to Sabaku no bara
• V6 - Guilty
• Unicorn - Wao!
• Yusuke - Himawari
• Yuzu- Niji
Fonte: Arama, Music Station Oficial Site
Kouhaku Utagassen: line up + músicas
às 04:23

Alguns dias atrasada, posto aqui a lista das músicas que cada artista vai apresentar no Kouhaku desse ano. Algumas novidades na parte do J-pop, algumas coisas que sempre serão as mesmas na parte do enka e SMAP cantando Sekai ni Hitotsu dake no Hana. Quer algo mais Kouhaku que isso?
aiko interpreta a música do atual asadorama da NHK, Welkame, e não duvido nada se a própria Nana Kishino aparecer de kimono para apresentar a cantora. Por outro lado, Angela Aki repete a mesma música do ano passado (tudo bem que Tegami ~haikei juugo no kimi e~ é linda e fez muito sucesso) e não apresenta Ai no Season, tema do último asadorama, Tsubasa.
Junko Akimoto canta Ai no mama de... de novo, mas uma música de 2008 nem parece tão antiga se observarmos as outras cantoras de enka. Vejam só: Tsugaru Kaikyou Fuyu Geshiki (Sayuri Ishikawa) é de 1977, Futari Zake (Miyuki Kawanaka) é de 1980, Shinobu Ame (Natsuko Godai) é de 1990, entre outras. A música da Sachiko Kobayashi é de 2009, mas quem aposta que ela não vai fazer uma performance cheia de luzes piscando, coisas voando e trocas de roupa?
ayaka volta (ou se apresenta antes de ir...) com Minna no Sora no Shita, Kumi Koda faz um medley – algo bem comum no Kouhaku -, Ikimono Gakari, Perfume e GIRL NEXT DOOR apresentam músicas lançadas este ano. Confira a lista completa:
Ai Otsuka – Is
AKB48 – RIVER Surprise! Kouhaku Remix
Akiko Wada – Mou ichido futari de utaitai
Angela Aki – Tegami ~Haikei Juugo no kimi e~
ayaka – Minna no sora no shita
Ayaka Hirahara – Mio Amore
Ayumi Hamasaki – Rule
DREAMS COME TRUE – Sono saki e ~Kouhaku special version~
Fuyumi Sakamoto – Mata Kimi ni Koi Shiteru
GIRL NEXT DOOR – Infinity
Ikimono Gakari – YELL
Junko Akimoto – Ai no Mama de...
Kaela Kimura – Butterfly
Kaori Mizumori – Aki no Miyajima
Kumi Koda – 2009 Kouhaku KODA SPECIAL
Mika Nakashima – Nagareboshi
Mitsuko Nakamura – Hanoi otokobushi
Miyuki Kawanaka – Futari Zake
Nana Mizuki – Shinai
Natsuko Godai – Shinobu Ame
Perfume – One Room Disco
Sachiko Kobayashi – Manyou Koiuta Aa, Kimi Matsu to
Sayuri Ishikawa – Tsugaru Kaikyou Fuyu Geshiki
Yoshimi Tendo – Hanaikada

Maior novidade deste ano, com certeza, é o Arashi. Mas, também, do jeito que eles monopolizaram todos os rankings da Oricon, a NHK precisava realmente baixar a bola e atender as exigências do senhor Johnny Kitagawa para colocar os meninos no show. Segundo o Nikkan Sports, o grupo terá uma apresentação de 4 minutos, bem mais longa que os habituais 1min40s~2min (aliás, no quesito cortar músicas pela metade, ninguém ganha do Kouhaku). Ao que tudo indica, será um medley que contará, entre outras músicas, com o A.RA.SHI e Believe.
SMAP apresentará Sekai ni Hitostsu dake no Hana de novo, mas claro que ninguém ganha do Akira Fuse com My Way, única música que eu conheço dele e que ele canta há muitos e muitos anos. Quem duvida que a apresentação também vai ter dançarinas vestidas de vermelho?
Hiroshi Itsuki, Saburou Kitajima e Ken'ichi Mikawa (com uma performance que vai rivalizar com a Sachiko Kobayashi) fazem parte da lista dos que aparecem sempre. Jero repete a música do ano passado e EXILE irá fazer uma apresentação externa, assim como Masaharu Fukuyama que, muito provavelmente, irá fazer alguma propaganda do Ryomaden, novo dorama taiga da NHK.
Da série "eu quero muito ver" estão Remioromen com Konayuki e Yuzu com Aitai (que foi tema de Ghost Friends, da NHK). Confira a lista completa:
Alice – Champion
Arashi – Arashi x Kouhaku Special Medley
EXILE – Someday
Flumpool – Hoshi ni Negai wo
FUNKY MONKEY BABYS – Hero
Hideaki Tokunaga – Kowarekake no Radio
Hiroshi Itsuki – Ite tsuru
Jero – UmiYuki
Ken'ichi Mikawa – Sazoriza no onna 2009
Kiyoshi Hikawa – Tokimeki no Rumba
Kobukuro – STAY
Masaharu Fukuyama – Hatsukoi
NYC boys – Kouhaku 60 Kai Kinen NYC Special (60th anniversary NYC Special)
Porno Graffitti – Animarosa
Remioromen – Konayuki
Saburou Kitajima – Matsuri
Shin'ichi Mori – Hana to Chou
SMAP – Sotto Kyutto ~Sekai ni HWitotsu dake no Hana
Takashi Hosokawa – Boukyou Jonkara
Takeshi Kitayama – Kenzan
Tohoshinki – Stand by U
TOKIO – Taiyou to Sabaku no Bara
Yuusuke – Himawari
Yuzu – Aitai
Oricon Yearly Ranking 2009: álbuns
19/12/2009
às 02:23

ayaka aparece na sexta posição, sendo a primeira mulher do ranking. Veteranos como DREAMS COME TRUE e Remioromen completam as primeiras posições.

Confira o top 10:
1. All the BEST! 1999-20009 – Arashi (1,432,781)
2. SUPERMARKET FANTASY – Mr. Children (1,251,148)
3. Shio, Koshou – GReeeeN – 1,000,127
4. Ai Subeki Mirai e – EXILE (897,095)
5. EXILE BALLAD BEST (847,273)
6. ayaka’s history 2006-2009 (786,657)
7. DO YOU DREAMS COME TRUE? – DREAMS COME TRUE (668,097)
8. REMIOBEST – Remioromen (489.464)
9. Box Emotions 0- Superfly (480,865)
10. CALLING – Kobukuro (467,521)
Clique aqui para ver as posições 11 a 50..
11. Zankyo – Masaharu Fukuyama (444,418)
12. King of Pop – Japan Edition – Michael Jackson (438,091)
13. MAGIC – B’z (435,843)
14. My Song Your Song – Ikimono Gakari (434,743)
15. TRICK – Koda Kumi (391,094)
16. NEXT LEVEL – Ayumi Hamasaki (377,872)
17. Ima made no A men, B men Dest!? – GreeeeN (376,424)
18. Ring – Miliiyah Kato (347,630)
19. Arutokoronii no teiri – RADWIMPS (331,568)
20. Triangle – Perfume (307,609)
21. Michael Jackson THIS IS IT – Michael Jackson (304,649)
22. The Secret Code – Tohoshinki (297,719)
23. What’s Love? JUJU (254,683)
24. Chambre – Unicorn (250,771)
25. ALL MY BEST – Mai Kuraki (250,247)
26. PUZZLE – Kanjani8 (245,128)
27. Break the Records – by you & for you – KAT-TUN (243,305)
28. Tsuruno Uta – Takeshi Tsuruno (242,829)
29. This is the One - Utada (242,657)
30. Shonan no kaze JOKER – Shonan no Kaze (234,082)
31. This is US – Backstreet Boys (230,734)
32. BEST AI – AI (227,143)
33. The E.N.D. – Black Eyed Peas (222,247)
34. 21st Century Breakdow – Green Day (219,813)
35. GIRL NEXT DOOR – GIRL NEXT DOOR (212,411)
36. Ai no uta 2 – Omnibus- Vários artistas (206,498)
37. HOCUS POCUS – Kimura Kaela (205,305)
38. FURUSATO – Yuzu (202,455)
39. Superficial Gossip – Shiina Ringo (201,742)
40. Ne-Yo: the Collection – Ne-Yo (201,082)
41. THE GREAT VACATION VOL.1~SUPER BEST OF GLAY~-Glay (194,709)
42. The Fame – Lady Gaga (192,482)
43. Gintama BEST – TV soundtrack (186,116)
44. LOVE LETTER – Ai Otsuka (179,670)
45. THE GREAT VACATION VOL.2~SUPER BEST OF GLAY~-Glay (179,639)
46. debut – Nobuyuki Tsuji (178,224)
47. Celebration ~ Madonna ~ Alltime Best ~ Disco Duplo – Madonna (177,194)
48. FUNKY MONKY BABYS 3 – FUNKY MONKU BABYS (173,954)
49. J album - Kinki Kids (170,183)
50. AwakEVE – UVERworld (162,458)
Clique aqui para ver as posições 51 a 100.
51. Trash We’d Love – the Hiatus
52. ANSWER – Angela Aki
53. The BEST of Aqua Timez – Aqua Timez
54. BEST of CRYSTAL KAY – Crystal Kay
55. HeartY – HY
56. LOVE one. – Kana Nishino
57. Tsuruno Oto – Takeshi Tsuruno
58. BEST&USA – BoA
59. Path of Independence – Ayaka Hirahara
60. VOICE – Mika Nakashima
61. Kokuhaku – Chatmonchy
62. Aa, Domo. Ohisashiburi Desu. – GreeeeN
63. Ken’s Bar II – Ken Hirai
64. WE LOVE■Hexagon 2009 – Hexagon All Stars
65. The Circle – Bon Jovi
66. BLEACH BEST TUNES – Anime Soundtrack
67. MBS.TBS Kei TV Animation Macross F (Frontier) OST 2 『Musume Tora』
68. Ima, Kimi he... – Lil’B
69. Mama mia! The movie – Soundtrack
70. Relapse- Eminen
71. Carpenters 40/40 ~Best Selection~- Carpenters
72. ROCK’N’ROLL – Eikichi Yazawa
73. FRIENDS – Nagabuchi Tsuyoshi
74. Q.E.D.-Acid Black Cherry
75. Houkago Tea Time – TV Soundtrack
76. hikari – SID
77. Soshite mou ichido yume miru darou – Yuming
78. Bitter & Sweet - BENI
79. Neo SOUND BEST – UVERworld
80. SPEEDLAND The Premium Best Re Tracks – SPEED
81. Studio Ghichli no Uta
82. supercell – supercell feat. Hatsune Miku
83. Utai Sarishi Hana – Aqua Timez
84. LOVE! ~THELMA LOVESONG COLLECTION~- Thelma Aoyama
85. ULTIMATE DIAMOND – Mizuki Nana
86. Tegomass no Uta – Tegomass
87. GUNDAM 00 COMPLETE BEST
88. Second Story – Junko Akimoto
89. BIG POPPER – lecca
90. J Soul Brothers – J Soul Brothers
91. FAMILY – May J.
92. No line on the horizon - U2
93. RAINBOW – Miho Fukuhara
94. Enka Meikyoku Collection 10 ~Rōkyōku Ichidai~ - Kiyoshi Hikawa
95. BEST FICTION – Namie Amuro
96. touch ME! –Mai Kuraki
97. VAMPS – VAMPS
98. Yume Yaburete – Susan Boyle
99. Circus - Britney Spears
100. HYDE- HYDE
(de novo, se tiver algum erro de romanização, por favor, deixe um comentário!)
Fonte: Oricon
Oricon Yearly Ranking 2009: singles
18/12/2009
às 06:01


Na verdade, não só Arashi, mas Johnnys em geral, venderam muito este ano. Mas, vamos por partes: primeiro o top 10 dos singles, com as vendagens totais e a data de lançamento.
1. Believe/Kumori nochi, kaisei - Arashi、Yano Kenta starring Satoshi Ohno 04/03 (656,676)
2. Ashita no Kiouku/Crazy Moon~Kimi wa muteki~ - Arashi 27/05 (620,557)
3. My girl - Arashi 11/11 (513,186)
4. Ai no mama de… - Junko Akimoto 23/01/08 (489,138)
5. Everything - Arashi 01/07 (423,004)
6. Ichibu to zenbu/DIVE - B'z 05/08 (377,516)
7. RESCUE - KAT-TUN 11/03 (377,097)
8. Himawari – Yusuke 11/03 (359,556)
9. ONE DROP - KAT-TUN 11/02 (331,248)
10. Kyuu ☆ Jou ☆ Show!! - Kanjani8 04/11 (299,246)
De 10, sete são do Johnny's Jimusho. E também 7 são músicas temas de dorama: Kumori nochi, kaisei (Uta no Oniisan); Ashita no Kioku (The Quiz Show); My Girl (My Girl); Ichibu to Zenbu (Buzzer Beat); RESCUE (RESCUE); Himawari (Yusuke Kamiji Monogatari), ONE DROP (Kami no Shizuku). Aliás, a combinação dorama protagonizado por Johnnys+single da música-tema vende muito!
É preciso falar da Junko Akimoto: firme e forte desde 2008, não deixou o monopólio total do Arashi e ainda colocou um enka no top 10!
Matéria sobre o primeiro, segundo, terceiro e quinto lugares do Arashi:
E o resto do ranking:
Clique aqui para ver as posições 11 a 50
11. Koi no ABO - NewS 29/04 (285,228)
12. THE HURRICANE ~FIREWORKS~ - EXILE 22/07 (279,264)
13. Akuma na koi/NYC - Nakayama Yuuma w/B.I.Shadow/NYC boys 15/07 (277,071)
14. THE MONSTER ~Someday~ - EXILE 15/04 (270,513)
15. THE GENERATION ~Futatsu no Hichibiru~- EXILE 11/11 (269,747)
16. Loveless – Yamashita Tomohisa 18/11 (249,549)
17. Tanpopo/Kaizokusen/Sonote – Yusuke 24/06 (241,305)
18. BANDAGE – LANDS 25/11 (237,314)
19. Yomamushi Santa – Shuchishin 10/12/08 (231,122)
20. MY LONELY TOWN – B’z 14/10 (229,866)
21. Stand by U – Toshoshinki 01/07 (225, 812)
22. RIVER – AKB48 21/10 (216,527)
23. Yakusoku – Kinki Kids 28/01 (210,510)
24. Kenshin – Masaharu Fukuyama 20/05 (206,803)
25. Roukyoku Ichidai - Kiyoshi Hikawa 04/02 (201,653)
26. Days/GREEN – Ayumi Hamasaki 17/12/08 (190,891)
27. Tokimeki no Rumba – Kiyoshi Hikawa 19/08 (190,743)
28. Swan Song - Kinki Kids 28/10 (184,524)
29. R.I.P/Merry Christmas – BUMP OF CHICKEN 25/11 (183.783)
30. Share The World/ We are! – Toshishinki 22/04 (174,508)
31. Ayakashi, - Koichi Domoto 29/07 (171,255)
32. COLORS ~Melody and Harmony~/Shelter – JEJUNG & YUCHUN (from Tohoshinki) 30/09 (169,564)
33. Don’t say “lazy” - Sakurako Keionbu 22/04 (169,388)
34. again – YUI 03/06 – (163,634)
35. Cagayake! GIRLS - Sakurako Keionbu 22/04 (150,458)
36. Koyoi, Tsuki ga Miezutomo - Porno Graffitti 10/12/08 (147,947)
37. Ichou – Yusuke 04/11 (147,449)
38. Ashita ga kuru nara – JUJU with JAY’ED (146,121)
39. Namida Surprise – AKB48 24/06 (145,503)
40. Haruka – GreeeeN 27/05 (144,608)
41. Sotto Kyutto/Super Star ★ – SMAP 26/08 (138,182)
42. Aki no Miyajima – Kaori Mizumori 01/04 (134,277)
43. Rule/Sparkle – Ayumi Hamasaki 25/02 (120,816)
44. Ayumi – GreeeeN 28/01 (124,219)
45. WILD/ Dr. – Namie Amuro 18/03 (119,352)
46. Naite mo ii desuka – Friends & Hexagon All Stars – 15/07 (114,858)
47. Iiwake Maybe – AKB48 26/08 (113,896)
48. Kyoka Suigetsu – The SHIGOTONIN 04/02 (111,266)
49. Bolero/Kiss the Baby Sky/Wasurenaide – Tohoshinki 21/01 (110,717)
50. Sunrise/Sunset ~LOVE is ALL~- Ayumi Hamasaki 12/08 (110,169)
Clique aqui para ver as posições 51 a 100
51. It’s all too much/Never say die – YUI 07/10
52. Tegami - Shinai Naru Kodomo Tachi e - Ryoichi Higuchi 22/10
53. Shunkashuutou – Hilcrhyme 30/09
54. 10 nen sakura – AKB48 04/03
55. Uso – SID 29/04
56. Niji – Kobukuro – 15/04
57. milk/Nageki no Kiss – aiko – 18/02
58. SAY YOUR DREAM – GLAY 04/03
59. One Room Disco – Perfume 25/03
60. Tanabata Matsuri – Tegomass 08/07
61. It’s all Love! – Koda Kumi x misono 31/03
62. Aitai – Yuzu 22/04
63. Journey through the Decade – GACKT 25/03
64. Setsuna – GreeeeN 11/03
65. Survivor – 090325 4th Album “The Secret Code” Pre-Release Single – Tohoshinki 11/03
66. YELL/Joyful – Ikimono Gakari 23/09
67. 3 SPLASH – Koda Kumi 08/07
68. I am xxx – GLAY 25/05
69. STAY – Kobukuro 15/07
70. Love Forever – Kato Miliyah X Shimizu Shota 13/05
71. Tegami ~Haikei 15 no kimi he~- Angela Aki 17/09/08
72. Kimi no shiranai monogatari – supercell 12/08
73. Fuwa Fuwa Jikan – Sakura Keionbu – 20/05
74. RAIN – Tsuyoshi Domoto 09/09
75. Spirit – V6 17/06
76. Nocturne / Campanula no Koi – Ayaka Hirahara – 12/11/08
77. WAO! – UNICORN 04/02
78. GUILTY – V6 02/09
79. Ariamaru tomi – Shiina Ringo 27/05
80. Ai Kakumei – Takizawa Hideaki 07/01
81. Kimi ni Sayonara wo – Keisuke Kuwata
82. Sono saki e – DREANS COME TRUE feat. FUZZY CONTROL 09/09
83. Nanchatte Renai – Morning Musume 12/08
84. GO-ON! – Uverworld 05/08
85 – Hoshi ni negai wo – flumpool 25/02
86. Kanashimi wa kitto – UVERworld 28/10
87. Boku wa kimi ni koi wo suru – Ken Hirai 21/10
88. stay with me – Koda Kumi 24/12/08
89. Niji – Yuzu 02/09
90. Kono mune wo, ai wo sasu – PORNO GRAFFITTI
91. Kiseki – GreeeeN 28/05
92. I GOTTA KICK START NOW – VAMPS 13/03
93. Sora – Utsukushii ware no sora – Tsuyoshi Domoto
94. Animarossa – PORNO GRAFFITTI 25/11
95. Shin ai – Nana Mizuki 28/10
96. Tasogare Love Again - Junko Akimoto 08/07
97. Nemuri hime - Acid black cherry – 18/02
98. Namida no Mukou – Stereopony 28/10
99 – Mugen – Nana Mizuki
100. Hero/Ashita e – FUNKY MONKEY BABY
(Como eu tenho sérios problemas de romanização, se alguém perceber algo escrito errado, please, deixe um comentário!)
Fonte: Oricon
Sim, um post meio WTF. Gomen, neh! Hoje foi meio corrido, então um post rápido. Acima, Hiroko acordada às 5h da manhã por causa do lançamento de Final Fantasy XIII, que ela foi cobrir para o Akibatteru (programa sobre cultura geek japa produzida pelo IDG). Abaixo, ela mostrando um pouco da decoração de natal nas ruas de Tokyo. Ô, que país bonito, sô!
Oricon Charts: Week 52 (15 a 21 de dezembro)
17/12/2009
às 04:21

1. J album - Kinki Kids
2. Aisubeki Mirai e - EXILE
3. Neo SOUND BEST - UVERworld
4. Ima made no A men, B men Dest!? - GreeeeN
5. One - Lil'B
6. THIS IS FOR YOU ~ YELLOW MONKEY TRIBUTE ALBUM - Various Artists
7. Yume Yaburete - Susan Boyle
8. Satoda Mai with Gouda Kyoudai - Satoda Mai with Gouda Kyoudai
9. All The Best! 1999-2009 - Arashi
10. This is It - Michael Jackson

1. Kimi ni Sayonara wo - Keisuke Kuwata
2. New World / Truth ~ Saigo no Shinjitsu ~ - w-inds
3. Mamoritai ~ White Wishes - BoA
4. Setsugekka - The end of silence / Zan - Gackt
5. Hurry Xmas - L'Arc~en~Ciel
6. Noudouteki Sanpunkan - Tokyo Jihen
7. R.I.P. / Merry Christmas - Bump of Chiken
8. Kimi ga Suki - Shouta Shimizu
9. Snow Prince - Snow Prince Kasshoudan
10. My Girl - Arashi
Sim sim! Adoro quando nomes mais desconhecidos aparecem no topo dos rankings. Desculpa para descobrir mais artistas e... (ok, ok, o Keisuke é do Southern All Stars... muito mal eu não conhecer ele >.<). Enfim... não é que o clipe e a música são legais? E siiim... o ano está acabando...
Ah! O GreeeeN conseguiu atingir a marca do milhão com seu álbum Shio, Koshou. É o terceiro álbum do ano a conseguir tal feito, ao lado de All the BEST! 1999-2009 (Arashi) e SUPERMARKET FANTASY (Mr. Children).
Toma Ikuta na capa = aumento de vendas = Toma Ikuta na capa de todos os livros do autor
16/12/2009
às 06:18
Como parte da estratégia de marketing, a editora Kadokawa lançou em outubro uma edição especial do livro com o Ikuta na capa. A iniciativa chamou atenção e as vendas ultrapassaram a casa das 100 mil unidades. A editora está imprimindo mais cópias para antender a demanda.
A resposta do público foi tão positiva que a Kadokawa resolveu estampar o ator em todas as obras de Osamu Dazai publicados pela editora - 10 no total.
A história gira em torno de Yozo Oba, um universitário que se incomoda por não conseguir construir relações verdadeiras com as pessoas, mas que tem que lidar com o fato de atrai-las por causa de sua aparência estranhamente carismática.
Essa pressão interna de Yozo - em meio a bebidas, drogas, mortes e tentativas de suicídio fracassadas - acaba tendo consequências tanto para ele quanto para pessoas à sua volta.
Muitos consideram que a história tem vários pontos autobiográticos de Dazai. Também consideram essa história sua obra de arte.
Fontes: Arama, Moshi Moshi (1 e 2), Wikipedia, Sylbiah/ Imagem: 時間的恐怖主義
Vídeo: Jhonny's Daiundokai
às 06:06
Depois de cinco anos, artistas do jhonny's jimusho voltam a disputar o Jhonny's Daiundokai. O torneio aconteceu no dia 13 de dezembro, no Tokyo Dome, e foi acompanhado por 50 mil fãs. Tackey, do Tackey & Tsubasa foi o capitão do J Red Team. Kamenashi, do KAT-TUN foi o capitão do J White team. Este também foi eleito o melhor jogador na modalidade baseball, e levou pra casa ¥ 1 milhão. Nakamaru, do KAT-TUN, levou o prêmio na categoria futebol. Segundo a descrição do vídeo no Youtube, também participaram: Hey! Say! JUMP, Hiroki Uchi, Johnny's Jr, Koichi Domoto e Masahiro Nakai. Não sei se há mais nomes =/
No fim, o time branco venceu =)
Fonte: Arama
Downloads ilegais: lei de direitos autorais revisada passa a valer em janeiro no Japão
15/12/2009
às 03:42

Eu tenho uma opinião em relação aos downloads de material protegido por copyright: Se o material baixado é bom, as pessoas vão atrás da mídia física e vão pagar por ela.
Por exemplo, eu sou fã de Lost, baixo pela internet, mas quando sair o box com as seis temporadas cheias de extras, é lógico que eu vou comprar.
Mas aí entram várias questões. Por exemplo, o box brasileiro com certeza vai ser de pior qualidade e mais caro do que o dos Estados Unidos. Como ainda quero a mídia física vou acabar importando.
Sabe... eu compraria vários doramas japoneses se eles tivessem legenda pelo menos em inglês. Fora isso, essas obras são caras que só. Como o dinheiro é limitado, como saber com o que gastar? Baixando da net antes.
O problema do mercado é que eles contam um pouco com a ignorância do público. Espera-se que uma leva compre algo só pelo impulso, hype ou valor de marca. E essa é a lógica que os downloads ameaçam. A quantidade de consumo diminui, e a exigência de qualidade aumenta. Algumas empresas não sabem ainda como lidar com isso e correm para as leis, um porto mais fácil e seguro.
Enfim... toda essa dissertação para comentar a nova lei de direitos autorais japonesa, que entra em vigor em janeiro de 2010 e torna ilegal o download consciente de conteúdo protegido por direitos autorais sem consentimento. A antiga lei permitia o download desde que para fins pessoais, como ver em casa ou emprestar para os amigos, sem lucros.
O melhor jeito de explicar isso é traduzindo na íntegra uma matéria do Japan Times (que tem por hábito tirar as matérias do ar depois de um tempo ¬¬). Ah, o texto é loooongo. Mas interessante.
A morte (iminente) dos vendedores
Após uma década lidando com downloads ilegais, indústria de música japonesa recorre às leis por socorro.
Por Kazuaki Nagata
Redator
Amit começou a baixar música quando tinha 16 anos, na Índia.
Em um lugar como o Japão, onde virtualmente todos tem acesso à internet, é fácil vender música pela rede”, diz Amit. “As pessoas não se imporatem: elas estão acostumadas a pagar por coisas. Eu não”.
Durante a última década, Amit tem baixado centenas e milhares de arquivos contendo filmes, músicas ocidentais, jpop e músicas indianas. Todos estavam disponíveis a um clique de mouse via redes de compartilhamento peer-to-peer como o eDonkey, o LimeWire ou o BitTorrent.
Agora com 26 anos, Amit, que pediu que usássemos um nome falso para evitar problemas no trabalho, vive no Japão e diz que ele não faz tantos downloads quanto antes porque não é necessário. Os filmes e músicas mais recentes estã rapidamente disponíveis em serviços de streaming online, então ele não precisa armazená-los em um HD.
Sem ouvir previamente o conteúdo, diz Amit, ele não consegue decidir se ele gosta da música ou não. “Deve haver exposição. A música tem de ser exposta para o público”, diz ele, acrescentando que o hábito de fazer downloads o tornou fã de vários tipos de música que ele nunca teria se deparado.
Amit é o tipo de fã que a indústria de música tem tido medo.
“Não me sinto culpado por isso”, ele diz. “Depois de baixar, se eu realmente gosto do artista e sinto que tenho de pagar algo a ele ou ela, eu vou e compro os CDs”.
A revolução digital da última década tem sido um pesadelo para as gravadoras pelo mundo, conforme seus produtos protegidos por direitos autorais tem sido distribuídos livremente para grandes audiências.
Shawn Fanning viu com os próprios olhos a maldição da Recording Industry Association of America (RIAA) quando criou o serviço de compartilhamento Napster, em 1999. O Napster foi desativado por ordem judicial em 2001, mas usuários encontraram solução em serviços como o Audiogalaxy, Soulseek, Kazaa e mais recentemente o blog agregador de mp3s The Hype Machine.
Após o Napster ter sido desativado (apesar de ter voltado recentemente como um serviço pago), a indústria continuou atacando fortemente. Nos Estados Unidos, Brianna LaHara, de 12 anos de idade, foi alvo de um processo movido pela RIAA em 2003. Após baixar mais de mil músicas no Kazaa, ela encarou a pena máxima de 150 mil dólares por canção. Mais tarde, em 2004, a RIAA viria a estipular um valor de 2 mil dólares – 2 por música – para o primeiro dos 261 processos que ela moveu.
Enquanto isso no Japão, Isamu Kaneko, um ex-pesquisador da Universidade de Tokyo e desenvolvedor do serviço de compartilhamento Winny, foi citado em um processo que o acusava de auxiliar duas pessoas que foram presas em 2003 por disponibilizar produtos protegidos por direitos autorais através do serviço. A Corte do Distrito de Kyoto considerou-o culpado e condenou-o a pagar 1,5 milhão de ienes em 2006; mas a Corte Superior de Osaka absolveu-o em outubro último, definindo que não era possível provar que Kaneko criara o Winny para encorajar a infração de direitos autorais.
Em 30 de novembro, o Departamento de Polícia Metropolitana de Tokyo, trabalhando com os seus correspondentes em outras 9 prefeituras, prenderam 11 pessoas ao redor do país por violação da atual lei de direitos autorais ao disponibilizar músicas e filmes por meio do serviço de compartilhamento Share. Entre os presos estavam pessoas que eram uploaders secundários, o que significa que eles não disponibilizaram o material original, mas sim que eles usavam o software para transmitir aquilo que eles haviam baixado.
A partir de janeiro de 2010, os direitos autorais e os downloads no Japão entrarão em um novo estágio, porque a Lei de Direitos Autorais revisada entrará em vigor. A lei proíbe as pessoas de baixar conteúdos disponibilizados ilegalmente se eles souberem que tais arquivos são ilegais.
Até 31 de dezembro, as pessoas têm permissão para baixar arquivos disponibilizados ilegalmente se o fizerem para uso privado. Por exemplo, você pode baixar música e transferir os dados para CD ou compartilhá-los com a família ou amigos.
Os arquivos que serão proibidos para download são definidos como materiais “recorded”, que incluem arquivos de música e filmes que foram disponibilizados sem a permissão dos detentores dos direitos autorais.
A revisão da Lei de Direitos Autorais não reforça nenhum punimento para os infratores, já que pode ser difícil para os novatos na web saberem se um arquivo que eles estão prestes a baixar é ou não legal.
Os filmes também estão sendo favorecidos pela Record Industry Association of Japan (RIAJ) e as gravadoras japonesas, que alegam terem sido prejudicadas pela distribuição ilegal. Eles acreditam que a revisão permite enviar uma mensagem clara: baixar músicas ilegais é inaceitável. No dia 6 de dezembro, a RIAJ organizou um evento no distrito de Shinjuku (Tokyo) para promover a revisão da Lei de Direitos Autorais. Pesos pesados da música como hitomi, Hilcrhyme, Tiara e alguns dos membros do grupo pop campeão de vendas Exile apareceram. Entretanto, em um evento sobre o download ilegal, os artistas não mencionaram nada sobre o assunto e ao invés disso falaram sobre o que eles tem trabalhado ultimamente.
A falta de uma lição de moral por parte dos artistas foi compensada pelo presidente da RIAJ Keiichi Ishizaka, que abriu o evento falando à multidão de 8 mil pessoas que os downloads ilegais estão prejudicando financeiramente os músicos e que é possível que eles não consigam mais continuar seu trabalho devido à falta de fontes de renda.
“A distribuição ilegal se espalhou bem mais que o esperado”, disse Ishizaka. “Roubar não é bom, e você tem que pagar quando compra algo. A revisão do artigo 30 da Lei de Direitos Autorais é sobre perceber esse princípio básico”.
Ishizaka foi acompanhado por John Kennedy, presidente da International Federation of the Phonographic Industry, baseada em Londres, que representa a indústria de música nacional. Ele disse que algumas pessoas podem pensar que compartilhar arquivos é um problema para grandes corporações, não para os músicos que trabalham duro.
“A verdade é que as companhias de música são os maiores investidores das carreiras dos artistas”, disse Kennedy. “Você pode ser capaz de colocar sua música no MySpace, mas os fãs tem de saber sobre você antes deles procurarem por aí”.
Kennedy frisou que o papel das companhias de música em financiar gravações, produzir clipes e fazer promoção é um investimento que as corporações fazem. Mas agora, “esse virtuoso ciclo de investimento está sob ameaça”.
De acordo com um relatório do governo, o número de arquivos distribuídos ilegalmente via redes de compartilhamento peer-to-peer foi estimado em cerca de 503 milhões, enquanto a distribuição legal foi de 44 milhões em 2007.
Outra maneira popular das pessoas conseguirem arquivos de música grátis, especialmente no Japão, é por meio dos celulares. A RIAJ disse que o número de arquivos distribuídos ilegalmente por serviços de internet para celular foi de 407 milhões em 2008 e que o total para dos downloads arquivos legais de música foi de 329 milhões.
“Considerando os dados (de downloads ilegais), apesar dos direitos poderem ser aplicados originalmente sobre os uploaders conforme a lei, discutia-se que isso não era o suficiente”, diz Yuka Otomi, chefe de seção do departamento de Trabalhos Protegidos por Direitos Autorais da Agência de Assuntos Culturais.
O mercado mundial de distribuição de música online é estimado em 600 bilhões de ienes, e o mercado japonês representa cerca de 20% dessa cifra , de acordo com Seed Planning Inc, um pesquisador de mercado com sede em Tokyo.
O download legal de músicas para celulares tem sido um mercado em crescimento e um significante pedaço dos lucros das gravadoras. O mercado viu vendas de 90,5 bilhões de ienes em 2008.
Entretanto, o crescimento do mercado tem sido devagar no último ano, e a RIAJ afirma que os downloads ilegais são o principal fator de contribuição.
Pesquisa da RIAJ mostra que os jovens são mais propensos a baixar arquivos disponibilizados ilegalmente. Em um estudo recente, 63,6% dos usuários de celular com faixa etária de 12-15 anos disse que baixaram esse tipo de música em 2008.
Apesar da indefinição de punição na Lei de Direitos Autorais revisada, a revisão ainda é vista como um progresso pelos detentores de direitos autorais no sentido de proteger seus trabalhos. O ato, entretanto, não é visto positivamente por muitos usuários de internet.
Quando um subcomitê da Agência de Cultura discutiu a revisão para um relatório provisório de 2007, a agência solicitou a opinião do público. Receberam 7,5 mil comentários, um número extraordinariamente grande e a maioria era negativa.
Quando a revisão passou na Dieta em junho passado, alguns usuários de Internet expuseram sua confusão no maior fórum de discussão online do Japão, o 2channel.
“Eu realmente não tenho muito dinheiro, então isso vai ser problemático”, alguém escreveu.
“Regular aqueles que disponibilizam arquivos e não pedem nada em troca viola suas boas intenções”, disse outro usuário. “A regulação deveria ser imposta apenas para aqueles que estão fazendo dinheiro através da distribuição ilegal”. Muitos usuários do 2channel planejam baixar o que quiserem até o fim do ano. Outros questionam o que eles poderão e não poderão baixar sob a nova lei – por exemplo, perguntam se será ilegal assistir a sites de streaming populares como o YouTube ou Nico Nico Doga. (A revisão não proíbe ver ou ouvir a conteúdo ilegalmente disponibilizado em sites de streaming de vídeo).
Ainda alguns no 2channel permanecem confusos se podem ou não ser processados por baixarem arquivos ilegais.
Daisuke Tsuda, um jornalista de mídia e representante do Movements for Internet Active Users (MIAU), uma organização com sede em Tokyo que esforça-se para criar um ambiente adequado para os usuários de Internet, contou ao Japan Times que é improvável que os detentores de direitos autorais possam processar fãs e ganhar, porque seria difícil provar se a pessoa tinha conhecimento de que os arquivos eram disponibilizados ilegalmente.
MIAU apresentou sua opinião ao governo e criticou a revisão, afirnando que ela criaria muitos criminosos involuntários que cruzariam a linha legal inconscientemente.
“Uma coisa é que baixar informação (grátis) é uma característica da Internet”, disse Tsuda. “Para alguns usuários, não é claro se a informação (que eles baixam) é legal ou ilegal).
Perguntado se a revisão poderia cercear a distribuição, Tsuda disse que o número de arquivos de música disponibilizados ilegalmente para celulares provavelmente irá diminuir em um curto prazo, mas ele crê que irá crescer de novo eventualmente.
Tsuda acrescenta que a indústria de música de filmes no Japão precisa fazer melhores esforços para criar serviços que possam atrair a atenção dos consumidores, como o serviço iTunes, da Apple. Ele afirma que as restrições somente vão distanciar mais ainda a indústria da música dos fãs. “A capacidade da pirataria deveria ser abordada de ambos os lados (criando-se tanto restrições quanto serviços melhores).
Amit, o downloader, diz que ele não sabe sobre a revisão da Lei de Direitos Autorais e acredita que, uma vez os japoneses sendo cumpridores da lei, é possível que muitos deles possam parar de fazer downloads, especialmente se a revisão for amplamente propagandeada.
Mas em um nível global, e para ele mesmo, diz, isso não mudará muita coisa.
“É impossível parar a tecnologia”, diz Amit. “A tecnologia é de longe mais avançada, e você não pode impedir as pessoas de compartilharem música”.
Fontes: Japan Times, Arama / Foto: The Age