Fazendo um test-drive-to-home
04/02/2009às 01:48
Por: Doraemon
Imagine uma loja em que o cliente pode levar o que quiser de graça. Imagine que os produtos ali oferecidos são todos lançamentos de ponta, muitas vezes ainda nem vendidos nas lojas tradicionais.
Essa loja existe e fica no bairro de Harajuku, em Tokyo.
Inaugurada em julho de 2007, a Sample Lab utiliza essa dinâmica como uma forma de se relacionar com um cliente diferenciado.
Funciona assim: o candidato a cobaia se inscreve pagando uma taxa de ¥300 (R$ 7,86). Uma vez membro, ela ganha passe livre para entrar na loja. Basta passar o QR Code instalado no celular na leitora.
Lá dentro há uma variedade de futuros lançamentos, de diversas companhias. Tem de tudo. De cosméticos a molho de churrasco. De meias-calça a equipamentos de ginástica.
O cliente vai lá, experimenta, faz todos os testes que sentir vontade e leva para casa aquilo que gostar (no máximo 5 coisas por visita, ou por mês... vi as duas opções nos sites por aí e não consegui confirmar qual das duas é correta =/).
Em troca, a loja só pede que o cliente pague uma anuidade de ¥1000 (R$25,77) e responda a questionários detalhados acerca de suas impressões sobre os produtos testados.
Esquema hein. XD
Mel Posunetto, a agência de marketing por trás da idéia, acredita que a loja tem duas principais virtudes:
- Quando se cria um espaço dedicado a testes, a coleta de feedbacks fica facilitada e as agências conseguem traçar melhor o perfil do consumidor e suas preferências de consumo.
- Um ambiente que se propõe a oferecer os últimos lançamentos das marcas acaba atraindo pessoas antenadas com as novidades do mercado, que também são formadoras de opinião. Assim, é provável que a propaganda boca-a-boca esteja garantida (se o produto for bom).
O site oficial da loja você encontra aqui (em japonês).
Fontes: Na medida, Springwise 5
Vc viu que se vc tiver contatos, vc pode abrir uma franquia internacional ? hahaha
\Alguem que tah lendo aki topa ? hahaha